Chapecoense vence o Zulia e agora vai aguardar julgamento de recurso para saber se joga as oitavas da Libertadores ou se vai para a Sul-Americana


Os jogadores fizeram sua parte dentro de campo. A Chapecoense suou a camisa, mas conseguiu derrotar o Zulia (VEN) por 2 a 1 de virada, na noite desta terça-feira(23) na Arena Condá. Com a Vitória, o time catarinense chegou a 7 pontos na tabela de classificação, um a menos que o Nacional (URU), segundo colocado, que tem 8.


No entanto, a Chapecoense ainda vai recorrer junto à Conmebol para reaver os três pontos da partida contra o Lanús (ARG), em que a Chape venceu os argentinos por 2 a 1. Na ocasião, o zagueiro Luiz Otávio, que havia recebido punição de três jogos após ser expulso no jogo contra o Nacional, foi escalado para a partida, mesmo com toda a comissão técnica e diretoria sendo informada da punição. Representantes do clube afirmaram não ter recebido a informação em tempo hábil e o presidente da equipe Brasileira, Plinio David De Nes Filho bancou a escalação do zagueiro, que inclusive, marcou um dos gols na vitória da Chape.

Presidente Plinio David bancou a escalção do zagueiro. (Foto: Betina Humeres/Agencia RBS)

Na tarde desta terça-feira, horas antes do jogo contra o Zulia, a Conmebol anunciou a punição com a retirada dos pontos da equipe Catarinense. Agora o advogado da Chape, Mario Bittencourt, vai entrar com recurso na entidade. Se conseguir reverter à situação, o que não deve ser uma tarefa fácil, a Chapecoense avança para as oitavas de final da Libertadores. Caso a resposta seja negativa, a equipe irá disputar a fase final da Sul-Americana.


Independente que venha acontecer, pelo menos a Chapecoense sai dessa primeira fase da Libertadores de cabeça erguida. Mesmo com uma equipe montada do zero no inicio do ano, e ainda oscilando um pouco por falta de entrosamento em alguns momentos, o time mostrou muita força e determinação durante a competição. A entrega apresentada pelos atletas, mesmo nos jogos em que a equipe foi derrotada, é algo que vai servir de incentivo para o decorrer da temporada, em que a Chape ainda joga o Brasileiro e a Copa do Brasil, além claro, da competição sul-americana, a saber qual das duas.

Luiz Otávio jogou e marcou um dos gols na partida contra o Lanús. (Foto: Agustin Marcarian/AP Photo)

Uma pena que ainda tenha toda essa novela. Mesmo tendo recebido a informação com 5 minutos antes do jogo, sabendo de toda a repercussão que poderia gerar, a comissão técnica da Chape não deveria ter arriscado escalar o zagueiro. Todos sabem como a Conmebol funciona (funciona?) e por vias das duvidas, era muito mais fácil ter deixado o atleta de fora e não correr riscos. Mas vamos torcer para que o recurso seja julgado favorável à equipe brasileira.

Comentários