Flamengo é eliminado da Libertadores e cobrança quanto ao futuro de Zé Ricardo começa a crescer


Após a trágica eliminação para o San Lorenzo, começam as especulações sobre o futuro de Zé Ricardo. Presidente garante manutenção do treinador.


Com requintes de crueldade, com um gol aos 47 minutos do segundo tempo, o Flamengo foi derrotado por 2 a 1 pelo San Lorenzo, no Nuevo Gasómetro em Buenos Aires. E com a vitória do Atlético-PR sobre a Universidad Católica, no Chile, por 3 a 2, o Rubro-Negro carioca está eliminado da Taça Libertadores da América 2017.


Um dos principais candidatos ao título, o Flamengo entrou em campo com uma situação até bem confortável. Bastava apenas um empate para assegurar a vaga nas oitavas de finais. O time poderia até perder, caso o Furacão não vencesse os Chilenos.  No entanto, os Deus do futebol não estavam ao lado da equipe carioca dessa vez.


E o que se viu foi um Flamengo jogando recuado, oferecendo espaços para os donos da casa, e quando tinha o contra-ataque, não conseguia fazer a bola chegar com perigo na área do San Lorenzo. Para a sorte dos brasileiros, apesar de ter a bola, os argentinos também não tinham criatividade para levar perigo à meta rubro-negra. O Flamengo conseguiu abrir o placar ainda no primeiro tempo, com Rodinei, chegando muito bem ao ataque pelo lado direito. Mas o gol parece que recuou ainda mais o time carioca. No segundo tempo, o Flamengo praticamente abriu mão de atacar, e Zé Ricardo foi recuando ainda mais o time a cada substituição. E o castigo veio, Após cruzamento para a área, Angeleri empatou para os Argentinos aos 29. Mas pela falta de vontade dos rubro-negros que pareciam satisfeitos com o empate, aos 47 Belluschi pega sobra na entrada da área e bate cruzado, para decretar o fim do sonho continental do Flamengo.

Guerrero disputa a bola com zagueiro Argentino. Atacante pouco produziu dessa vez. (Foto: Créditos: EFE)

Nas redes sociais, já aparecem muitas manifestações de torcedores criticando a forma como Zé Ricardo mandou o time a campo, e muitas pessoas já pedem a cabeça do Treinador. Segundo o Presidente do clube Eduardo Bandeira de mello, em entrevista na saída do estádio na capital Argentina, não haverá “caça as Bruxas” no Rubro-Negro. Apesar da eliminação ser um episódio trágico dentro do planejamento do time carioca, olhando para o que o time tem jogado até aqui, não parece ser o momento ideal para uma mudança drástica no comando técnico da equipe.


Apesar dos resultados negativos nos três jogos fora de casa pelo torneio intercontinental, o Flamengo foi muito superior contra Universidade Católica e Atlético-PR, as vitórias não vieram por detalhes. Na partida de ontem, Zé Ricardo, sabendo que só uma tragédia tiraria o Flamengo da competição, acabou optando por ser mais cauteloso. Mas nada que seja tão radical a ponto de jogar pelo ralo todo o bom trabalho feito até aqui.


Após 67 jogos à frente do clube, Zé acumula ótimos números. São 38 vitórias, 18 empates e apenas 11 derrotas. Ele assumiu o Flamengo em maio do ano passado, após um momento crítico sobre o comando de Muricy Ramalho, e conseguiu levar o time da Gávea a disputar o titulo com o Palmeiras até as ultimas rodadas.

Zé Ricardo tenta explicar eliminação. Treinador tem bons números. (Foto: Fred Gomes/Globoesporte.com)

Nesse ano de 2017, o Flamengo também apresentou um bom futebol. Conquistou o Campeonato Carioca sem sustos, de forma invicta, e jogou bem todas as partidas da Libertadores. Por não ter mais tempo para uma preparação adequada, já que o Brasileiro começou, e no meio da semana que vem o time carioca já tem compromisso pela Copa do Brasil, na partida de volta contra o Atlético-GO, no Serra Dourada (no primeiro jogo empate por 0 a 0 no Maracanã), uma mudança agora, pode prejudicar ainda mais o ambiente dentro do clube. O Flamengo tem um bom time. Tem uma ideia de jogo bem definida com o Zé, e tem jogado sem o seu principal jogador, o meia Diego.


Então, por mais que a eliminação seja frustrante, não tem porque pedir a cabeça do cara ainda. Há duas semana atrás o Flamengo estava levantando uma taça. E é muito melhor dar continuidade ao trabalho que já vem, de certa forma, sendo bem feito, do que começar outro do zero.


E se demitir o Zé, vai contratar quem? Luxemburgo? Eduardo Baptista? Celso Roth? Joel Santana? As opções disponíveis no mercado, não parecem tão interessantes para o atual momento da equipe.



Vamos esperar pra ver se o Bandeira vai manter sua palavra, pois a pressão agora por parte até de membros da gestão será bem grande, e mantém Zé Ricardo no comando da equipe.

Bandeira se irritou com jornalista após perguntas sobre "demissão" de Zé Ricardo. (Foto: Fred Gomes/Globoesporte.com)

Comentários