Juventus conquista o Hexa na Itália, mas campeonato não tem mais o mesmo equilíbrio de anos atrás


Juventus tem o melhor time da Itália, mas o campeonato não tem a mesma emoção que outros nacionais da Europa.



A Juventus conquistou nesse domingo, após golear o Crotone por 3 a 0, o inédito hexacampeonato Italiano consecutivo. Algo inédito no futebol do país. No entanto, essa conquista reflete uma disparidade muito grande entre as equipes da Serie A. O campeonato que na década de 90 e início dos anos 2000, era um dos mais fortes do mundo, sempre com Milan, Juventus, Roma e Inter de Milão muito equilibradas e disputando títulos tanto a nível nacional quanto nas competições europeias, virou um campeonato com diferença muito grande entre a Velha Senhora e seus concorrentes. Foi a 33ª conquista da equipe de Turim.

O técnico Massimiliano Allegri festejado por Cuadrado e Pjanic. (Foto: Miguel Medina/AFP)

Não desmerecendo o título da Juve, longe disso. A equipe comandada por Massimiliano Allegri, Buffon, Dybala, Higuaín e Daniel Alvez, jogou muita bola e fez valer a conquista de hoje e da Copa da Itália. Mas o campeonato acabou perdendo um pouco da graça, justamente por essa hegemonia da equipe de Turim. Esse ano foi o ano em que o campeonato acabou sendo um pouco mais disputado, com a equipe alvinegra faturando o título com apenas uma rodada de antecedência.


Na competição mais importante do continente, a Uefa Champions League, desde o título da Inter de Milão na temporada 2009-2010, somente a Juventus conseguiu chegar em outra final. Na temporada 2014-2015, a Velha senhora acabou ficando com vice, perdendo para o Barcelona. Agora vai disputar o título dessa temporada no dia 3 de junho, em Cardiff, País de Gales, no jogo contra o atual campeão europeu, o Real Madrid, que também chega embalado pela conquista do Campeonato Espanhol. Nem entre os quatro primeiros, as equipes italianas estão conseguindo ficar.

O Capitão Buffon levanta a 33ª conquista da Velha Senhora. (Foto: Fillippo Monteforte/AFP)

Tomara que o Campeonato volte a ser competitivo como antes. Com as grandes equipes conseguindo fazer frente à poderosa Juventus, para que a Liga Calcio volte a ter a mesma emoção de outras temporadas, e que as equipes Italianas consigam voltar a serem protagonistas também no cenário Europeu.



Observação: O Campeonato Italiano perde ao fim dessa temporada um dos maiores jogadores de sua história. O Atacante Francesco Totti da Roma encerra a carreira ao fim da temporada, após uma carreira de mais de 20 anos defendendo apenas a Roma e a Seleção Italiana. To tti conquistou um Italiano (2000-01), duas Copas da Itália (2006–07, 2007–08), duas Supercopas da Itália (2001, 2007) pela equipe de Milão e uma Copa do Mundo (2006), pela seleção Azurra. Um dos melhores jogadores que eu vi jogar.

Totti é um dos maiores jogadores da história do futebol Italiano. (Foto: Reprodução Twitter)

Comentários