Sai Eduardo Baptista e volta Cuca no Palmeiras


Treinador campeão brasileiro retorna após 5 meses. Segundo dirigentes, Eduardo não cumpriu as metas estabelecidas no inicio da temporada.

Patrocinadora irá ajudar a pagas os salários do treinador. (Foto: Cesar Grego/Ag Palmeiras/Divulgação)


Em menos de 24 horas, o Palmeiras demitiu um treinador e contratou outro. Uma contratação que já parecia encaminhada antes mesmo do ex-treinador Eduardo Baptista ser oficialmente dispensado, visto a agilidade com o que o negócio com o velho conhecido do torcedor, Cuca, foi anunciado pela diretoria.

Contratado em dezembro para substituir o próprio Cuca, que deixou o time após a conquista do Campeonato Brasileiro alegando problemas pessoais, em menos de cinco meses no comando do Verdão, Eduardo comandou o Palmeiras em 23 jogos, sendo 14 vitórias, 4 empates e 5 derrotas, um aproveitando de 66,6%. No entanto, a forma do time jogar, não agradou à diretoria e torcedores, que já criticavam o técnico desde o inicio de seu trabalho.

Eduardo Baptista deixa o Palmeiras na liderança de seu grupo na LIbertadores (Foto: Marcos Ribolli)


Eduardo sabia da responsabilidade que estava assumindo ao aceitar o convite de substituir o treinador que era o queridinho da torcida. A pressão na arquibancada esteve presente em toda a trajetória do ex-treinador. Gritos de “Cuca Cuca” eram entoados em todas as partidas do verdão. Mesmo assim, o comandante não se deixou abater e se manteve firme.

No entanto, a forma de jogar adotada por Eduardo, também acabou pesando para o rendimento abaixo do esperado. Com um elenco considerado o melhor da América do Sul, o treinador não conseguiu encaixar um esquema de jogo que conseguisse aproveitar ao máximo tudo que seus jogadores podem oferecer. Eu mesmo sempre achei que o Palmeiras não rendia tudo que se esperava após a montagem do elenco. Jogadores importantes na conquista do Brasileiro ano passado como Tchê Tchê e Dudu, não estavam conseguindo manter o nível de suas atuações como na temporada anterior.

Na minha opinião a queda de Eduardo começou a se desenhar na derrota por 3 a 0 sobre a Ponte Preta, na semifinal do Campeonato Paulista. Não desmerecendo a equipe de Campinas, Mas o Palmeiras levou um baile da macaca, principalmente no primeiro tempo. Se mostrando um time desorganizado e sem controle algum na partida. Outro episódio que demonstrou um certo abalo de Eduardo no cargo, foi o que envolveu a suposta ordem do Diretor-Executivo de futebol do Verdão, Alexandre Mattos para que o treinador escalasse Roger Guedes em jogo contra o Peñarol em vez de Willian.

A volta de Cuca é encarada por muitos como a grande salvação do Palmeiras. Até pelo fato de não ter muitos treinadores disponíveis no mercado que possam assumir o time na conjuntura que se encontra. Por já conhecer a grande parte do elenco, esse também pode ser um fator decisivo para o velho novo treinador.

Será que Cuca vai conseguir repetir o sucesso do ano passado? (Foto: Agência Estado)



Cuca terá uma semana para buscar uma nova forma de montar seu time. O próximo compromisso do Verdão será somente no domingo, dia 14 de maio, na estreia do Brasileirão, contra o Vasco, no Allianz Park. Boa sorte ao novo comandante. 

Comentários