CORINTHIANS SUPERA EXPECTATIVAS RUINS DO INICIO DO ANO E JÁ É UM DOS FAVORITOS AO TÍTULO DO CAMPEONATO BRASILEIRO



O Corinthians certamente não é o time que mais enche os olhos quando vemos a equipe dentro de campo. Mas com um jogo bem truncado, uma defesa muito sólida e sabendo aproveitar as saídas em contra-ataque, os comandados de Carille já são a grande sensação do Campeonato Brasileiro e, por que não, um dos candidatos ao título, mesmo com apenas um quarto de campeonato disputado.


Corinthians venceu primeiro confronto direto contra o Grêmio. (Foto: Wesley Santos/Agência Press Digital)


E porque colocar o Corinthians como um dos candidatos com apenas 10 rodadas? Simples! A equipe de Carille é um time que não oscila, que mantém um regularidade invejável até para as equipes de alto investimento. Para os Alvinegros, não importa se joga dentro ou fora de casa, o nível de atuação da equipe é o mesmo, porque a forma de jogar do Corinthians, que é dar espaço para o adversário atacar e surpreender nos contra-ataques é a mesma. A equipe está invicta a incríveis 23 partidas, o que já é uma das melhores marcas na história do clube. No brasileiro, conquistou 26 pontos dos 30 disputados. São oito vitórias e dois empates. São impressionantes 86,6% de aproveitamento. A diferença para o Grêmio, segundo colocado é de 4 pontos e para o terceiro colocado, o flamengo, 9 pontos, mas pode cair para 8 caso o botafogo vença seu jogo de hoje contra o Avaí.


Na partida de ontem contra o Grêmio, a equipe gaúcha dominou nas estatísticas. Foram 54% de posse de bola para o Tricolor, contra 46% dos paulistas. 6 chutes a gol dos donos da casa contra 3 dos visitantes, e 7 chutes pra fora dos gaúchos contra 2 do Timão. Em números, a única estatística em que o Corinthians dominou e que vale ser ressaltado aqui, foi em chutes interceptados, 1 do Grêmio contra 5 do Corinthians.


Carille deu estabilidade a equipe, que não oscila mesmo jogando longe de casa. (Foto: Mauro Horita/Estadão)

Isso mostra que o Corinthians é um time que sabe jogar sem a bola, que sabe suportar a pressão, e que não se desorganiza mesmo estando sendo dominada. A forma de o time de Carille atuar acaba confundindo a cabeça dos treinadores adversários, que vendo a partida, e analisando números, como muitos fazem no intervalo, acabam tendo a falsa sensação de que são superiores. Ledo engano.


Essa armadilha do Timão vem dando muito certo também porque Carille conseguiu dar uma estabilidade entre as linhas de marcação do Corinthians. O time se defende sempre com duas linhas sólidas de quatro marcadores, mas com todos os jogadores voltando para ajudar na marcação, o que sempre deixa um jogador na sobra, fazendo a cobertura de quem vai dar o bote, e com algum dos homens de frente recompondo a linha defensiva à frente da linha de zaga. Resultado de muito trabalho e claro, entrega dos jogadores em campo. A defesa do Corinthians é a menos vazada do certame com apenas 5 gols sofridos.



O Corinthians ainda tem uma vantagem comparando com os rivais diretos na competição, que é o calendário. Enquanto os principais rivais estão envolvidos diretamente em mais duas competições, o Timão divide atenções apenas com Sul-Americana, mas Carille já avisou, que o foco à partir de agora, é o Brasileirão.

Comentários