Botafogo quebra sequência de 5 jogos sem vitória, supera o Grêmio, e se aproxima do G-6. Jair Ventura completou um ano no comando do Alvinegro


Jair Ventura recebeu uma placa comemorativa da diretoria Alvinegra. (Foto: Divulgação/Botafogo)

Uma noite especial no estádio Nilton Santos. Jair Ventura comemorou nesse domingo, 1 ano à frente do Botafogo. E para coroar essa data especial, nada mais justo do que seus comandados conquistarem uma vitória para presentear o treinador. A tarefa não seria tão fácil. Envolvidos com a decisão da semifinal da Copa do Brasil, Botafogo e Grêmio escalaram equipes alternativas (O Grêmio todo reserva) para o confronto. As equipes também viviam momentos diferentes na competição. Os Gaúchos não perdiam à sete jogos no torneio, enquanto os Cariocas, não venciam à cinco.


Mas quando a bola rolou, o que se viu foi uma blitz alvinegra nos primeiros minutos de jogo. Com Léo Valencia, Leandrinho, Guilherme e Brenner se movimentando muito próximo a área tricolor, o Botafogo chegou ao seu gol logo aos 7 minutos de jogo, com Leandrinho, após bela assistência de Brenner. Depois dos primeiros 20 minutos de muita intensidade, o Botafogo voltou às suas origens, começou a esperar mais o Grêmio, e tentou explorar os contra-ataques. Com isso, o time de Renato Gaúcho cresceu, e explorando a velocidade dos atacantes Everton e Fernandinho, criou boas chances de gol, precisando de Gatito aparecer ao menos duas vezes. No fim do primeiro tempo, ainda teve um pênalti muito polêmico à favor dos Gaúchos, mas Gatito, mais uma vez se destacou, e defendeu sua sétima penalidade no ano, dessa vez, cobrado por Marcelo Oliveira.


No segundo tempo, o Grêmio tentou devolver à intensidade dos donos da casa na primeira etapa, adiantou seus jogadores, e pressionou o Botafogo no seu campo de defesa. No entanto, faltava calma para os visitantes concluírem as jogadas ofensivas. A melhor chance foi com Batista, de cabeça, mas a bola foi por cima do gol. Com o susto, o Botafogo acordou, e equilibrou a partida. Inclusive, foi Alvinegro quem criou as melhores chances de gol da segunda etapa. Paulo Vitor, fez duas ótimas defesas, em chutes de Léo Valencia e Arnaldo. Renato Gaúcho abriu ainda mais o time, colocando mais dois homens de frente, mas não surtiu o efeito esperado pelo treinador. Após os 30 minutos, o Botafogo ainda desperdiçou dois ótimos contra-ataques, com Valencia e Guilherme, mas ambos foram fominhas e não concluíram as jogadas com eficiência. 


A vitória por 1 a 0 tem um peso muito grande para o Botafogo, que voltou a se aproximar do G-6. O Grêmio perdeu a chance de diminuir, mesmo que momentaneamente, a diferença para o Corinthians, que cairia para cinco pontos. As equipes agora se voltam para a Copa do Brasil, no meio de semana, quando o Botafogo enfrenta o rival Flamengo, no Nílton Santos, e o Grêmio recebe o Cruzeiro, na Arena do Grêmio.



Um destaque na partida foi a boa apresentação de Léo Valencia. Apesar de ter desperdiçado uma ótima jogada aos 34 minutos do segundo tempo, o meia Chileno deu um toque de qualidade na troca de passes no meio campo Alvinegro. Demonstrou boa visão de jogo, e até qualidade para segurar a bola em alguns momentos. Levando em consideração que o atleta ainda passa por um período de adaptação ao futebol brasileiro, a impressão que fica, é que o jogador pode acrescentar muito ao elenco do Botafogo. Brenner também fez uma boa partida, e é outro jogador que vai somar bastante ao elenco.

Comentários