Flamengo e Botafogo se enfrentam na semifinal e Boavista e Bangu buscam a vaga de intruso da decisão da Taça Guanabara 2018






Foram definidos no ultimo final de semana os semifinalistas da Taça Guanabara 2018. Na próxima quinta-feira, Boa Vista e Bangu fazem a primeira decisão, e no sábado, Flamengo e Botafogo disputam a segunda vaga na decisão.


O Boavista, se classificou em primeiro no grupo C, deixando o Botafogo para trás no número de vitórias (3 do time do interior contra 2 do Alvinegro) e escapou de enfrentar o Flamengo. A equipe comandada pelo ex-goleiro Eduardo Allax, teve como seu maior feito nessa primeira fase, derrotar o Fluminense de Abel Braga na estreia do campeonato. Já o Bangu, deixou para traz o Vasco (time que a equipe de Moça Bonita derrotou na primeira rodada da Taça GB). A equipe Alvi-rubra tem contado com boas atuações do meia Almir e do atacante Anderson Lessa (vice artilheiro do campeonato com 4 gols), para conseguir surpreender na competição.


O Confronto entre essas duas equipes deve ser o mais aberto dessa semifinal. As duas equipes vão arriscar bastante em busca da vaga. O elenco do Boavista é um pouco mais experiente, o que pode facilitar caso seja necessário adotar uma cautela maior durante a partida. Apesar de ser duas equipes de menor investimento, deve ser um jogo bem bacana de assistir.


Na outra semifinal, o encontro dos dois grandes, e também dos dois únicos invictos da competição até o momento. O Flamengo vem de um desempenho de 4 vitórias e 1 empate, enquanto o rival Alvinegro tem 2 vitórias e 3 empates. O primeiro ponto de interrogação nessa partida é o local onde o jogo será realizado. O presidente Rubro-negro, Eduardo Bandeira de Mello descartou atuar no estádio Nilton Santos e sugeriu a Federação Carioca que o jogo fosse transferido para Brasília, já que o Maracanã não poderá ser utilizado. Juiz de Fora também foi uma hipótese levantada, mas o mais provável, é que a partida aconteça no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.


A segunda interrogação, é como será o comportamento das duas equipes durante os noventa minutos de confronto. O treinador do Flamengo, Paulo César Carpegiani vinha utilizando os garotos da base, e só na última rodada da fase de classificação, contra o Nova Iguaçu, colocou o time mais próximo do ideal em campo. No entanto, a falta de entrosamento e ritmo de jogo foram nítidas. Já na equipe do Botafogo, Felipe Conceição tem mandado praticamente (exceto por alguma eventual perda por lesão ou suspensão) o mesmo time à campo desde da primeira rodada da competição. No entanto, o time ainda apresenta muitas falhas, principalmente no setor defensivo, que, jogando contra uma equipe mais técnica como o Flamengo, podem ser fatais.


Os torcedores Rubro-negros esperam ver a estreia do artilheiro Henrique Dourado na semifinal, o que pode ser um fator importante para a equipe. Nos primeiros cinco jogos, o time não sofreu nenhum gol, o que mostra a força defensiva do time. No entanto, a equipe marcou apenas cinco gols, numero considerado baixo devido às circunstâncias apresentadas durante as partidas.


Por tudo o que foi apresentado até aqui, e levando em conta que o Flamengo tem uma base com menos alterações que o Botafogo, o time da Gávea leva certa vantagem. Mas como dizem os boleiros, em clássico, tudo pode acontecer. Em caso de derrota, quem pode começar a sentir um pouco mais de pressão é o treinador do Botafogo, Felipe Conceição, que já tem recebido críticas da torcida nas redes sociais.


Vai ser um jogo mais truncado do que a semifinal de quinta-feira, no entanto, é o jogo que mais deve dar emoção nessa fase do campeonato. Será o primeiro teste de fogo das duas equipes, levando em conta que os clássicos da primeira fase, foram muito no inicio da competição, com as equipes ainda muito despreparadas.



Vale lembrar que a formula de disputa continua a mesma do ano passado. Sendo assim, os campeões da Taça Guanabara e Taça Rio, não ganham vaga na final do Carioca, apenas vantagem de empate nas semifinais.

Comentários