![]() |
Foto: Reprodução Twitter |
Desde que surgiu no Santos, o menino Ney já é considerado o astro da atual geração do futebol brasileiro. O jogador capaz de proporcionar o futebol arte característico dos brasileiros de outrora, e aquele que levaria à seleção ao caminho de volta às grandes conquistas.
No entanto, o menino Ney tem feito com os torcedores brasileiros, o mesmo que a pessoa que estoura o limite do cartão de crédito e vai pagando somente o mínimo por mês.
Ele dá aquela alegria "pouca" mas nunca zera sua conta, o que acaba fazendo acumular juros e não há previsão de quando vai ser paga totalmente.
Após essa Copa do Mundo, podemos chegar a uma conclusão sobre o menino Ney, que pode ser uma explicação (ao menos parte dela), que nos ajuda a entender o motivo das "profecias" de que ele conduziria o Brasil ao hexa, ainda não terem se concretizado.
É FATO que o menino Ney é o JOGADOR mais habilidoso do futebol brasileiro ultimamente. Eu não gosto dele, nunca gostei, mas a gente tem que saber separar o joio do trigo.
No entanto o menino Ney ainda não é um ATLETA pronto pra assumir seu posto como craque do time e chamar a responsabilidade pra si. Ele até "tenta" as vezes, mas não tem ainda o conjunto da obra necessário para ser O CARA.
E a diferença entre JOGADOR e ATLETA, é que o jogador joga bola, o atleta vai além das 4 linhas. O Atleta chama pra si a responsabilidade no campo, chama pra si a responsabilidade na hora de falar, tanto nas vitórias quantos nas derrotas (principalmente nas derrotas, que é quando o torcedor mais está chateado e precisa de escutar uma palavra do seu ídolo), o atleta é um LÍDER. Coisa que o menino Ney não é. Não ainda.
A desculpa da idade não pode ser nem ao menos levada em consideração. Um cara de 26 anos já tem que ter maturidade, ainda mais na posição dele, um pai de família, pra lidar com toda a pressão da profissão.
E em termos de comparação, o Ronaldo Fenômeno, na idade dele, fez o estrago que fez na Copa de 2002, e vindo de uma situação física muito pior que a dele (ou uma lesão de dedinho é pior que um joelho estourado?).
O menino Ney pode sim alcançar o patamar de melhor do Mundo, ganhar uma Copa, ser o protagonista que a seleção quer/precisa, mas precisa rever alguns conceitos, entre eles (e principalmente) a gestão de sua carreira e sua "mimadice".
Vlw.
Jeferson Almeida
Comentários
Postar um comentário