Vai, Croácia

Após ser atropelado, fotógrafo registrou comemoração dos Croatas de ângulo inusitado. (Foto: Yuri Cortez/AFP)

Levanta a mão ai quem no dia 14 de junho, estreia da Copa do Mundo, apontava a Croácia como favorita?

Difícil né? Pois é.

A Copa começou, e a Croácia jogando bem, despachou Nigéria e Islândia e ainda deu um chocolate na Argentina de Messi.

Por sorte, caíram no chaveamento mais fácil dessa reta final. Aí eu cantei a pedra aqui no blog mesmo. Croácia é a grande favorita das “pequenas” para chegar a final. E chegou.

Com muito custo. Passou por Dinamarca e Rússia nos pênaltis, e pior, jogando bem abaixo do que estava na fase de grupos.

Hoje contra a Inglaterra, parecia que seria o fim da linha para os Croatas. Parecia. A Inglaterra começou bem, fez um gol logo no início da partida, um belo gol por sinal, com Trippier batendo falta, mas depois “desistiu” do jogo.

A falta de ofensividade dos Ingleses depois do gol, na tentativa de segurar o placar magro, fez com que a Croácia voltasse para o segundo tempo com outro espírito. E aos poucos foi tomando conta da partida e fazendo valer da experiência dos seus jogadores.

Perisic empatou, e poderia ter evitado a terceira prorrogação seguida caso não tivesse acertado a trave em um chute poucos minutos depois de marcar.

A Prorrogação foi um pouco parecida com o jogo, com a Inglaterra tentando ser mais incisiva no primeiro tempo, e a Croácia crescendo depois. Mandzukic marcou logo no inicio da segunda etapa o gol da classificação.

Se nos últimos dois jogos a equipe xadrez ficou devendo, hoje o time entregou um bom futebol. Se não fosse os erros de finalizações e as boas defesa do goleiro inglês Pickford, o placar seria maior.

A Inglaterra não deve abaixar a cabeça. O time é jovem, Southgate faz um bom trabalho, e pode chegar mais forte no Catar. Pelo o que se esperava inicialmente, os ingleses ainda foram mais longe do que parecia ser possível.

E a Croácia, chega a sua primeira decisão desde a independência da Iugoslávia. A França é sem dúvidas um adversário mais difícil do que os anteriores. Mas agora quem dúvida que o time de Modric, Perisic, Rakitic, Mandzukic e Cia podem escrever um capitulo inédito na história das campeãs mundiais.

Seria lindo!

E Brasileiros que torcem pra França depois de 98 e 2006. Algo de errado não está certo com vocês!

Detalhe: Mick Jagger estava no Estádio Luzhnikí torcendo para o English Team. Tirem suas conclusões.



Vlw!
Jeferson Almeida

Comentários